Dia do Caminhoneiro: 7 curiosidades que você não sabe sobre a profissão que move o Brasil

Curiosidades
01/07/2025
Se tem uma categoria profissional que está sempre em movimento é a dos caminhoneiros. Presentes nas estradas de norte a sul do país, eles são responsáveis por transportar a maioria dos produtos que chegam até nós e movimentam a economia. E neste 30 de junho, Dia do Caminhoneiro, vamos aproveitar a oportunidade para valorizar quem passa a maior parte do ano com o pé na estrada.
Para celebrar essa data, acreditamos que um simples “parabéns” não representa as histórias que cruzam o Brasil. Por isso, preparamos um conteúdo especial com 7 curiosidades sobre a profissão e o dia a dia de quem carrega o país nas costas e nas rodas. Bora conferir?
A origem do Dia do Caminhoneiro
Pouca gente sabe, mas o Dia do Caminhoneiro é tão importante que é comemorado em três datas diferentes no Brasil:
- 30 de junho → instituída em 1986 no estado de São Paulo, é a mais celebrada pelas marcas e eventos do setor;
- 25 de julho → Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, também conhecido como Dia do Motorista;
- 16 de setembro → data oficial do calendário nacional, sancionada em 2009 pelo então vice-presidente José Alencar.
A ideia da homenagem é reconhecer a importância dos caminhoneiros para o abastecimento das cidades, o crescimento da indústria e o desenvolvimento do Brasil. Ainda que cada estado ou região adote uma data diferente, o respeito e a gratidão por esses profissionais é nacional.
As celebrações da data, por sua vez, começaram a ganhar força a partir de iniciativas regionais e sindicais. A figura de São Cristóvão como padroeiro dos motoristas, viajantes e peregrinos é uma tradição antiga, e a sua associação com o dia 25 de julho ajudou a solidificar uma data para celebrar todos que trabalham atrás do volante, como motoristas e outros profissionais da categoria. Com o tempo, leis estaduais e federais foram se somando para oficializar as diferentes celebrações.
Curiosidades sobre a profissão e o dia a dia nas estradas
Bora acelerar e descobrir novas informações sobre essa profissão? Então vamos lá!